Desde a antiguidade, aplicada ao uso cotidiano e industrial, super corrosiva, auxilia contra a poluição, veja a íncrivel história da humilde e perigosa soda cáustica.
Fórmula Molecular | NaOH |
Massa Molar | 39,99 g/mol |
Nome IUPAC | Hidróxido de Sódio |
Nome Comercial | Soda Cáustica |
Historicamente
Na antigüidade, os egípcios já usavam a soda cáustica para fabricar tipos primitivos de sabão. Ao longo dos séculos, o principal uso continua sendo este mesmo (saponificação de ácidos graxos, ou seja, aquilo que se faz ao adicionar soda cáustica na gordura para fazer sabão caseiro).
Ela era produzida “caseiramente” através do Carbonato de Sódio. Com o passar do tempo o método se torno inviável, devido a grande necessidade de soda cáustica, comercialmente e industrialmente.
Pesquisas permitiram que o homem começasse a produzir soda cáustica utilizando processos que se tornaram mais diferenciados e mais eficientes.
Em 1791, Leblanc inventou um processo para produção de carbonato. No entanto, Ernest Solvay, em 1861, conseguiu produzir o mesmo carbonato de sódio utilizando amônia. A eficiência obtida por Solvay representou um progresso sem igual em relação aos processos então existentes.
Finalmente…
Ao final do século XIX, graças aos avanços tecnológicos, tornou-se viável explorar em escala industrial outro processo de produção de soda cáustica: a eletrólise de uma solução de cloreto de sódio (uma salmora, água e sal).
Eletricidade…
Sob o efeito de uma corrente elétrica que passe entre dois eletrodos (o ânodo e o cátodo), ocorre a dissociação das moléculas do cloreto de sódio e da água, o que resulta em cloro de um lado (sobre o ânodo) e hidrogênio e soda cáustica líquida do outro lado (sobre o cátodo).
NaCl+H2O → Eletricidade → NaOH+1/2Cl2↑+1/2H2↑
Então para onde vai tanta Soda Cáustica?
Aplicações:
Controlando a poluição: a soda cáustica é um composto alcalino, é o oposto químico dos ácidos, podendo por isso neutralizá-los. sistemas neutralizam as emissões de gases ácidos de chaminés, contribuindo assim para tornar o meio ambiente mais limpo e livre de poluição.
Nos deixando bem limpinhos: A soda cáustica desempenha um papel importante na fabricação dos sabões em pó, sabões em barra, sabonete de banho e detergentes.
Diversas e numerosas aplicações industriais: é usada na produção de tecidos de algodão para fortalecer as fibras e absorver melhor o tingimento. Muito utilizada também na indústria de papel e celulose.
Super Desentupidor: Ocasionalmente, é de uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. (Atividade perigosa)
Tratamento de água: para correção de pH.
Produção farmacêutica: a soda cáustica é usada como um produto intermediário na produção de numerosos outros produtos, tais como o fenolato de sódio usado nos anti-sépticos e na produção da aspirina e do álcool de amila usados em produtos farmacêuticos.
Perigosa?
Ingestão: Pode causar danos graves e permanentes ao sistema gastrointestinal.
Inalação: Irritação com pequenas exposições, danoso ou mortal em altas doses.
Pele: Perigoso. Os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves. Olhos: Perigoso. Pode causar queimaduras, danos a córnea ou conjuntiva.
Muito Bom!
ResponderExcluirMe ajudou muito!
legal!
ResponderExcluirpow interessante pra caramba...
ResponderExcluiruuu nada aaa ver mermão ..
ResponderExcluirafs pura bostaa mto paiaa essa treta caraca :S nda ve nda disso akiew
ResponderExcluirváá´tii lascaa
ResponderExcluirmto podree essa merda mano pow uma bosta
ResponderExcluirmtoo boom :D
ResponderExcluirnsss mto picaa sobre esse assunto mto boom... ;D bom para a aprendisagem de alunos cm burrice
ResponderExcluirMe ajudou muuuuuuito ! Muito bom :D
ResponderExcluirnem a soda caustica conseguiria limpar o cerebro desses anonimos ignorantes,usam o espaço para defecar o que tem ,ou seja nada.
ResponderExcluirMuito interessante.
ResponderExcluirMuito interessante.
ResponderExcluir