A gasolina tornou-se o combustível por excelência para automóveis, devido a seu elevado poder calorífico e à facilidade de misturar-se com o ar no carburador.
Octanagem
A octanagem é a medida das propriedades anti detonantes da gasolina e indica sua capacidade de evitar que a combustão da mistura ar/combustível ocorra antes do ponto, o que prejudica o rendimento do motor.
Uma maneira de aumentar a potência de um motor de uma determinada cilindrada é aumentar sua taxa de compressão. Portanto, um "motor de alto desempenho" possui uma maior taxa de compressão e requer um combustível com mais octanas.
Depois do craqueamento do petróleo obtém diversar cadeias (com 5, 6, 7, 8 carbonos). Acontece que o heptano (7 carbonos) aceita pouca compressão. Basta um pouquinho de compressão para ele entrar em ignição espontaneamente. O octano (8 carbonos) aceita muito bem a compressão e você pode comprimi-lo bastante sem que nada aconteça. A gasolina com 87 octanas contém 87% de octano e 13% de heptano A ignição ocorre espontaneamente nesta gasolina em um determinado nível de compressão e ela só pode ser usada em motores que não ultrapassem essa taxa.
Aditivos
Até a década de 80 era adicionado chumbo tetra-etila para aumentar a octanagem, mas foi interrompido devido à poluição causada pela descarga de compostos desse metal na atmosfera.
Outros aditivos usados na gasolina são:
detergentes, para reduzir depósitos de sujeira do motor; (é o que contém na GASOLINA ADITIVADA)
anticongelantes, (etilenoglicol, C2 H6 O2) para prevenir falha do motor por congelamento do carburador;
anti-oxidantes.
No final do século XX a elevação dos preços do petróleo, e por conseguinte os da gasolina, levou alguns países a misturar álcool anidro (etanol puro) à gasolina, o que diminui o consumo anual de gasolina, o Brasil irá aumentar a produção de álcool e de acordo com a Conab a demanda pela gasolina A (pura) sairá de 17,779 bilhões de litros para 16,065 bilhões ao ano.
O teste de qualidade
Use 500 ml água comum e 500 ml gasolina.
Utilizando de uma proveta graduada para 1000 ml (ou outro recepiente de 1L), pegue uma amostra de gasolina de 500 ml que ira testar e coloque na proveta, complete com mais 500ml de água comum e chacoalhe o tubo por 15 segundos.
Deixe descansar por 1 minuto para que a água absorva o álcool, e como a gasolina é mais leve que a água/álcool irão se separar indo a água para baixo e gasolina pura p/acima.
Com este teste você verá que o nível de água que era de 500 ml passou para perto de 600 ml com o álcool que retirou da gasolina determinado uma faixa de 22% de álcool em meio litro de gasolina (sendo, 500 ml contém perto de 100ml de álcool ).
POR LEI, É PERMITIDO ATÉ 25% DE ÁLCOOL.
Muto bom site. Em Portugal além da gasolina aditivada começou há um par de anos a ser comercializada a gasolina sem aditivos ( nos postos normais de venda de gasolina ela é rotulada de gasolina simples). Foi nos supermercados, de produtos alimentares, que se iniciou a sua venda mas, a partir de 2015, o governo obrigou os postos convencionais de venda a incluírem tal gasolina.
ResponderExcluirHá uma polémica sobre se a gasolina sem aditivos é prejudicial aos motores. Pelo que sei é prejudicial e muito mais do que se poupa ao encher o depósito com tal gasolina, será gasto mais tarde em reparações.
Ver por exemplo: http://www.galpenergia.com/PT/Media/Noticias/Paginas/GalpEnergiacomentaestudodaDecosobrebenef%C3%ADciosdogasoleoaditivado.aspx